SOBRE

A NICOLE Latin America é uma rede fundada em 2013, sob o nome NICOLE Brasil. A Rede foi estruturada em 2014, começando a ter sua configuração atual em 2015, quando as atividades dos Grupos de Trabalho também foram iniciadas. A NICOLE conta com o apoio e investimento de indústrias, consultorias e membros da academia, viabilizando as atividades dos quatro Grupos de Trabalho que representam nossas frentes de estudo.

Durante o ano de 2016 a rede participou de seu primeiro evento internacional, no X Seminário Ekos Brasil sobre Remediação e Revitalização de Áreas contaminadas, onde também foram realizados os primeiros workshops dos Grupos de Trabalho. Nesse mesmo período se deu início a expansão da rede, buscando novos parceiros e oportunidades na América Latina.

Em 2017, uma parceria formada entre o NICOLE Brasil, ReLASC (Red Latinoamericana de prevención y gestión de Sitios Contaminados) e MINAM (Ministerio del Ambiente) foi responsável pela organização do Primeiro Seminário Internacional ReLASC-NICOLE Brasil em gestão de áreas contaminadas por hidrocarbonetos, realizado na cidade de Lima, Peru. Segundo o ReLASC, o seminário foi o mais importante evento sobre áreas contaminadas no primeiro semestre do ano.

Finalmente, em 2018, a NICOLE Brasil levou um grande número de diferentes workshops ao XI Seminário Ekos Brasil/SustRem em São Paulo, como resultado do trabalho realizado pelos Grupos de Trabalho ao longo do ano.

Em um esforço de expandir a Rede e trazer novas perspectivas e players para as discussões instigadas pelos Grupos de Trabalho, em 2019, a NICOLE Brasil se transformou em NICOLE Latin America, englobando por completo essa região rica e complexa.

A NICOLE Latin America é gerenciada e coordenada pelo Instituto Ekos Brasil, uma organização sem fins lucrativos que utiliza sua estrutura para organizar a rede e apoiar os grupos de trabalho administrativamente.