EVENTOS

PRÓXIMOS EVENTOS

Eventos de 2020 serão divulgados em breve!

EVENTOS ANTERIORES

Seminário “Gestão, Inovação e Casos de Sucesso em Remediação” – COFIC

No dia 20 de novembro, ocorreu em Camaçari, na Bahia, o Seminário “Gestão, Inovação e Casos de Sucesso em Remediação”, organizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), associação que representa mais de 90 empresas localizadas no Pólo Industrial de Camaçari.

O workshop de SIG, apresentado por Paulo Rego, Michel Santana, Guilherme Amaro e Cesar Merjan, abordou vários aspectos e técnicas relacionados ao georreferenciamento de projetos e boas práticas no uso do Sistema de Informações Geográficas.

Já no workshop Modelagem: REMChlor, apresentado por Mariana Favero e Rosialine Roedel, apresentou o método REMChlor de modelagem analítica e ofereceu aos participantes um exercício prático.

Ambos os workshops contaram com bastante participação do público presente, composto por representantes de indústrias como BASF, Oxiteno, White Martins, Tronox, Bracell, Continental, Ford, entre muitas outras, além de inúmeras consultorias ambientais e outras empresas da área de serviços.

A participação da NICOLE foi patrocinada pelas empresas ERM, Reconditec e Servmar – aos nossos patrocinadores, nossos agradecimentos!

Workshop sobre Remediação Sustentável

Foi realizado no Auditório A1 do Instituto de Geociências da USP, em São Paulo, no dia 22 de novembro, um workshop gratuito e exclusivo a membros da rede abordando o tema Remediação Sustentável.

O workshop ocorreu durante toda a parte da manhã e contou com exercício prático, que tinha como objetivo simular a aplicação dos conceitos de Remediação Sustentável em projeto, com a divisão dos participantes em grupos.

O resultado foi bastante produtivo e gerou debates interessantes acerca do tema.

I ENCONTRO SOBRE MODELOS CONCEITUAIS DE ÁREAS

No dia 27 de novembro ocorreu no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, em São Paulo, o I Encontro sobre Modelos Conceituais de Áreas e Estudos de Casos. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Modelos Conceituais de Áreas, através de sua líder Marilda Vianna e secretária Lélia Soares, teve como principal objetivo a definição de estudos de casos para integrar o Guia de Modelos Conceituais de Áreas que está sendo desenvolvido pelo grupo, com publicação próxima.

O Encontro começou com uma breve introdução de Marilda sobre as atividades do GT e a agenda para o dia. Em seguida, houve também uma apresentação institucional NICOLE, ministrada por Luciana Ferreira, atual secretária da rede. O momento também foi propício para o esclarecimento de algumas dúvidas dos presentes quanto às atividades do GT e da rede.

Se iniciou então a apresentação da estrutura do Guia que está sendo desenvolvido, com cada um dos capítulos sendo apresentado pelo responsável por sua coordenação.

Por fim, foram apresentados três diferentes estudos de caso de modelos conceituais de áreas, todos considerados bastante interessantes pelo público: o primeiro foi apresentado por Sasha Hart, o segundo, por Lucas Andreatta e Carine Martins e, por fim, o terceiro foi apresentado por Cesar Malta. Ficou acordado, ao final das apresentações, que os estudos de casos serão revisados por seus desenvolvedores considerando as sugestões e comentários expressados pelo público, para que então suas versões finais possam ser inclusas na publicação.

Ao fechamento do evento, também foi apresentado o GT de Modelagem por sua líder, Mariana Favero. O Grupo foi iniciado este ano e aproveitou a oportunidade para convidar a todos os interessados a participarem de suas atividades.

International Technical Workshop on Soil Remediation

O evento, ocorrido em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 1 e 2 de agosto de 2019, contou com diversas palestras com o tema central de investigação e remediação de áreas contaminadas, uma mesa redonda sobre os desafios legais e institucionais de questões de múltiplas partes interessadas, e três workshops desenvolvidos pelos grupos de trabalho da rede. Foram cerca de 100 participantes nos dois dias de evento, com palestrantes e participantes argentinos, brasileiros e de vários outros países.

Foram apresentadas tecnologias, estudos de casos e técnicas focadas em diversas áreas dentro do pilar de remediação ambiental. Os workshops, nos temas Modelos Conceituais, Intrusão de Vapores e Remediação Sustentável contaram com uma boa participação e envolvimento do público, em todas as apresentações, discussões e atividades práticas que ocorreram.

O evento teve apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, que cedeu o espaço para sua realização, e contou com o patrocínio da Arcadis, ERM, Beacon, Vapor Pin, Reconditec, Columbia Technologies, GreenSoil e Savron.

Clique aqui para fazer o download do cronograma das atividades ocorridas e nos títulos abaixo para acessar as apresentações que foram disponibilizadas por palestrantes:

Simpósio sobre Contaminação em Rocha Fraturada

O Simpósio, ocorrido em Curitiba no dia 27 de junho e no Rio de Janeiro em 01 de julho de 2019, contou com o apoio e presença da rede NICOLE Latin America. Houve apresentação da rede, seus benefícios e conquistas, além de inúmeras palestras bastante produtivas relacionadas à temática de rochas fraturadas.

Houve participação e apresentações de autoridades, acadêmicos e representantes de inúmeras empresas do ramo ambiental.

AquaConSoil

Entre os dias 20 e 24 de maio de 2019, ocorreu na Antuérpia, Bélgica, um dos maiores eventos da área ambiental, a AquaConSoil (Conferência Internacional de Uso Sustentável e Gestão de Solo, Sedimentos e Recursos Hídricos). A rede NICOLE Latin America participou do evento representada pelos membros Joyce Cruz e Olivier Maurer.

Joyce apresentou na conferência a palestra intitulada “Challenges of Sustainable Remediation in Latin America”, baseada no White Paper desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Remediação Sustentável, no qual atualmente é líder.

A participação da NICOLE no AquaConSoil foi possibilitada pelos patrocinadores Umicore e GreenSoil.

Painel de Debates sobre Remediação Sustentável e ISO 18.504

No dia 30 de maio de 2019, ocorreu em São Paulo o Painel de Debates aberto a todos os membros da rede e organizado pelo Grupo de Trabalho de Remediação Sustentável.

No Painel, foram apresentados dois estudos de casos e houveram discussões e trocas de experiências ao longo de toda a manhã. Ao final, ocorreu um debate coletivo com relação à ISO 18.504 e as mudanças que esta norma traz aos projetos de remediação.

A discussão foi bastante produtiva e contribuiu fortemente a um dos principais objetivos da rede, que é o fomento do debate de ideias e compartilhamento de conhecimentos.

Estão em planejamento prévio mais eventos como este para o futuro próximo.

XI Seminário Ekos Brasil / SUSTREM 2018

O Seminário Ekos Brasil chegou a sua XI edição trazendo também, pela primeira vez na América Latina, o SUSTREM (International Sustainable Remediation Conference). O evento atraiu participantes e palestrantes de vários lugares do mundo, com o foco de discutir boas práticas e soluções de sucesso para casos complexos, alavancando o mercado ambiental latino americano.

A NICOLE foi responsável pelo oferecimento de seis workshops no último dia do evento, sendo eles: Remediação Sustentável, Back Diffusion Modeling, Environmental Risk Acessment, Intrusão de Vapores, Modelos Conceituais, SIG e Stakeholder Engagement.

First International ReLASC – NICOLE Seminar 2017

Organizado em Lima, no Peru, em 2017, o First International ReLASC – NICOLE Seminar foi um evento para disseminar e discutir experiências internacionais em investigação, avaliação e gerenciamento de sites contaminados com hidrocarbonetos. A NICOLE apresentou na ocasião três workshops: Intrusão de Vapor, Modelo de Site Conceitual e Remediação Sustentável.